ARQUIVO

Black History

From Now On

Media Awareness Network

Biblioteca do Congresso americano

Cdrom incrementa 
estudo da Pré-história

History Matters

Internet
History
Sourcebook

History of the Computer Webquest
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

 
 


 
500 Anos: Momento de Pensar sobre o Povo Brasileiro

 
     A excessiva exposição do tema “Brasil 500 Anos” na mídia ao longo de 1999 deixou aos educadores a tarefa de levar a discussão, no ano 2000, para campos mais interessantes do debate, para além da repetição da história factual e consagrada. 
    
     Boa oportunidade, portanto, para dedicar a atenção a estudos clássicos sobre a formação do Brasil e do povo brasileiro, como Os Sertões, de Euclides da Cunha, Casa Grande & Senzala, de Gilberto Freire e O Povo Brasileiro, de Darci Ribeiro.
     
      Estes autores, entre outros de renome, inquietaram-se com a singularidade da identidade nacional, e sua multiplicidade de expressões étnicas e culturais. Preocuparam-se também em observar a influência do meio na forma de vida das populações, e as tensões inerentes às relações sociais e políticas. Escritos em momentos diferentes, possibilitam o debate sobre a leitura da identidade nacional ao longo do século XX.
  
      Estas três obras foram adaptadas em séries para televisão pela TV Cultura de São Paulo. O educador pode encontrar, à disposição no site desta emissora, um material que serve como uma boa introdução ao estudo destas obras. Em cada um encontramos a história de cada autor, a descrição do momento de produção deste texto, depoimentos de pessoas que dão testemunhos sobre a análise que cada um deles desenvolveu.

      No final de cada série, os produtores oferecem sugestões de possibilidades didáticas para trabalhar com os alunos.
    
      O material disponibilizado pela TV Cultura facilita o resgate destas obras fundamentais, e pode auxiliar que a celebração dos 500 anos traga reflexões mais essenciais sobre estes cinco séculos de história.

Quer conhecer outros projetos?
Visite a nossa página de Links!



Copyright © Webhistoria
 31 de janeiro de 2000